Células-Tronco em Odontologia
13 de julho de 2019Que tal aproveitar as férias para levar seu filho(a) ao Dentista?
25 de julho de 2019Os carboidratos fermentáveis, por exemplo, os açúcares, são considerados alimentos cariogênicos, ou seja, alimentos com grande potencial para desenvolver a doença cárie.
Esses alimentos associados a higiene bucal ausente ou inadequada, ficam aderidos na superfície do dente e formam uma película chamada placa bacteriana ou biofilme.
A lesão de cárie começa a partir da perda dos minerais presentes no dente, por meio da produção de ácidos pelas bactérias resultantes da metabolização do açúcar (por exemplo de: bolachas, pães, balas, chocolates, refrigerante, ….) pelo biofilme. ➕Quanto mais pegajoso e aderente for o alimento açucarado, maior potencial cariogênico ele será.
O tempo e a frequência em que os alimentos cariogênicos ficam presentes nos é determinante para a formação da lesão inicial de cárie (mancha branca). Quanto maior o número de vezes que se come doces, maior o tempo de contato, portanto, maiores as chances de se formar cárie.
Escovar os dentes e usar fio dental não é suficiente para controlar a doença cárie. É necessário que a família tenha controle do momento e quantidade de alimentos cariogênicos ofertados.
❗️Lembrando! Os hábitos da família tem influência direta no comportamento alimentar da criança.
Seja exemplo com palavras e, também, com atitudes!