Trauma na Dentição Permanente – O que fazer?
12 de maio de 2019Vamos Falar Sobre Cárie?
12 de maio de 2019Família, vocês sabiam????
Traumatismo na dentição decídua (de leite) pode atingir o dente permanente sucessor em desenvolvimento!
A gravidade da seqüela está diretamente relacionada com a intensidade do impacto, com a idade da criança no momento do trauma e de seu tipo de oclusão (arcada e tipo de mordida).
Quanto maior o impacto do acidente, menor a idade da criança e ainda se apresentar algum tipo de oclusopatia (dentes tortos por exemplo) ➡️aumenta a chance do dente permanente sucessor irromper na cavidade bucal com alguma alteração mais grave.
As alterações que podemos observar na dentição sucessora permanente diante de um trauma nos dentes de leite são: hipoplasia (alteração na estrutura/forma do dente), hipomineralização (como a foto acima), dilaceração radicular ou coronária (coroa ou raiz torta), paralisação da formação da raiz …
☝Por isso, a importância de buscar o equilíbrio da arcada dentária mesmo que na dentição decídua e utilizar equipamentos de proteção individual ao praticar esportes, inclusive protetor bucal. Caso aconteça algum acidente, o acompanhamento clínico e radiográfico com Odontopediatra é extremamente importante!
Se for feito esse acompanhamento, ciente de alguma dessas alterações na dentição permanente, as seqüelas podem ser aguardadas de uma forma mais tranqüila e segura para a saúde e desenvolvimento da criança!