Uso da Técnica Mão Sobre a Boca – Parte 2
13 de maio de 2019Placa Palatina de Memória – PPM
13 de maio de 2019♀Pensar na ida do filho bebê ou criança ao Dentista pela primeira vez pode ser um grande desafio para muitos pais ou responsáveis, principalmente se tiveram lembranças ou experiências desagradáveis.
☝Mas, isto é coisa do passado e é sim possível uma consulta tranquila e bem sucedida. Para isto, vale algumas dicas:
1. Escolher um Odontopediatra, isso fará total diferença no atendimento. Ele é o ÚNICO capacitado para atendimento de crianças em todas as idades!
2. A primeira consulta deve ser realizada antes mesmo dos primeiros dentinhos aparecerem. Nesta fase, além de informações e orientações necessárias para uma saúde bucal exemplar, será realizado um minucioso exame clínico.
3. Ao agendar a primeira consulta com o Odontopediatra, perguntar o que será feito gera mais confiança. Este primeiro contato é para a criança se familiarizar com o profissional e o ambiente, que estarão preparados de forma muito lúdica .
4. Se algum responsável tiver medo de Dentista, este medo deve ser só dele. Para a criança tudo é novo, e a experiência dela pode ser o oposto, como provavelmente será, gerando prazer e encanto!
5. Não ❌ mentir! Não dizer que não será feito nada, pois geralmente na primeira consulta o exame clínico já é realizado.
6. Não ❌ fazer ameaças, tipo: “no dentista tem injeção se você não ajudar ou não ficar quieto”. De forma alguma a criança será punida! O Odontopediatra é capacitado e tem a abordagem psicológica para cada necessidade.
7. Ser sincero! Dizer que ela irá ao Dentista mostrar seus dentinhos e aprender a cuidar deles.
8. O choro faz parte do universo infantil e nem sempre está associado à dor! Se a criança chorar na primeira consulta os pais não devem ficar desesperados, e sim manterem a calma e confiarem no profissional escolhido. Elas podem chorar porque não querem ficar quietas na cadeira, querem descer ou preferem brincar.
9. Evitar falar junto ou sobrepor o profissional. O Odontopediatra conduzirá a situação com sabedoria. Isso evita que a criança fique confusa.
10. É surpreendente! Com a colaboração e confiança dos responsáveis, o sucesso é garantido! ✅