Devo ficar na sala do dentista durante a consulta do meu filho?
24 de fevereiro de 2019Respiração Bucal
24 de fevereiro de 2019A CONSULTA INICIAL é fundamental para que o Odontopediatra conheça a criança e tudo referente a ela. Atendimento infantil é lúdico e diferente do atendimento de adulto. É necessário investir tempo e psicologia.
.
Tudo deve ser relatado na anamnese (entrevista), pois a história médica e odontológica pregressa e atual da criança/mãe/pai pode influenciar no diagnóstico, na dentição, conduta clínica e inclusive nos materiais utilizados durante um possível tratamento.
.
‼️ Nesta consulta geralmente tem muito diálogo e informação, o Odontopediatra deve escutar e conhecer o paciente (e vice-versa), o seu comportamento e o tipo de família, para que se possa assim, formar uma parceria e um elo de confiança . A queixa principal do paciente e/ou do seu responsável também será sanada através de um exame clínico minucioso . Algum procedimento clínico já poderá ser realizado de acordo com a urgência. Exames complementares tais como radiografias e possíveis encaminhamentos para outros profissionais de saúde como fonoaudiólogo, podem ser solicitados. Todas as medidas necessárias serão tomadas de acordo com a realidade e perfil de cada criança .
.
Por isso tudo supracitado, a consulta inicial odontopediátrica deve ir muito além de “orçamento”, “olhadinha” ou mera curiosidade. Aliás, o nome correto é consulta . A criança precisa e merece ser vista como um todo , e o profissional precisa e deve prestar um atendimento de excelência . Para tal, há um valor, pois todos os trabalhos profissionais devem ser remunerados, além do que, atendimento gratuito quando não é filantrópico vai de encontro ao Código de Ética Odontológico.
.
#odontopediatriabrasil