Reabilitação Dental – endo+pino+coroa
13 de julho de 2019Alimentos Cariogênicos – quem são esses vilões?
13 de julho de 2019As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda as mantêm dentro de si em uma pequena porção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os dentes decíduos (de leite) são exemplos de órgãos que se encontram células-tronco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tipo de célula-tronco presente na polpa (nervo) do dente decíduo recebe atenção especial por possuir a capacidade de se diferenciar em outros tipos de células! Sendo capaz de regenerar tecidos e órgãos, como: dente, músculo, pele, ossos, tecido cardíaco, tecido nervoso e cartilagem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com os avanços das pesquisas, o tratamento e até mesmo a cura de doenças que hoje são consideradas incuráveis estão se tornando algo cada vez mais possível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Do ponto de vista prático odontológico, estas células têm a capacidade de recuperar estruturas bucais, auxiliar no tratamento de anomalias congênitas que possuem repercussão na cavidade bucal e em casos de perda precoce de dentes (por trauma, doença periodontal ou cárie).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No Brasil há empresas de bancos de armazenamento e preservação desse tipo de células também.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A família que tiver interesse em armazenar as células-tronco da polpa, poderá buscar maiores informações com o Odontopediatra da criança, e desta forma agendarem em conjunto com a empresa escolhida, a exodontia (extração) do dente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A raiz do dente decíduo que será extraído deverá ter um tamanho satisfatório para que assim se consiga obter uma quantidade satisfatória de polpa e consequentemente de células-tronco. Desta forma, dentes que saíram naturalmente não ❌ são fontes de células-tronco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil