👉🏻 Queixa recorrente dos pais no consultório, os espaços laterais existentes entre os dentes, são chamados de DIASTEMAS. .
.
✅ Na dentição decídua (de leite), eles são fisiológicos e desejáveis, pois os dentes permanentes ocuparão o lugar dos dentes de leite e estes espaços laterais. É também devido a eles, além do crescimento ósseo, que todos os sucessores encontram lugar nas arcadas para erupcionarem (nascerem).
.
🚩 Quando os dentes permanentes começam a irromper (apontar) na boca, estes espaços podem se manter ou não, e nesta fase, cabe ao dentista, após o diagnóstico, se necessário for, realizar ou indicar um tratamento ortopédico e/ou ortodôntico, de acordo com a melhor época individual.
.
👧🏻 Já em crianças que desde a dentição decídua não possuem esses espaços, os dentes permanentes podem erupcionar apinhados (tortos), embora não seja uma regra! Mas, também existe tratamento ortopédico ou ortodôntico preventivo e interceptativo.
.
📍Em todas as situações, o ideal é que o Odontopediatra 😷 faça um acompanhamento para que, de acordo com cada caso, intervenções em tenra idade sejam realizadas, reduzindo assim custos financeiros, futuras extrações de dentes permanentes e tratamentos complexos e demorados. .
.
😀 Mas, o melhor é proporcionar um desenvolvimento e crescimento saudável e harmonioso da criança.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷
Os casos de infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…
🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…