Anestesia – como proceder após a consulta?
12 de maio de 2019Uso da técnica mão sobre a boca – Parte 1
13 de maio de 2019✨Para que não ocorra chororô ou muita confusão na hora de escovar os dentes dos bebês e crianças, e para que o hábito da higiene bucal se estabeleça de forma saudável, é muito importante que previamente ocorra uma dessensibilização do comportamento resistente e de algumas regiões da própria boca. Uma forma de trabalhar isto é a exposição do bebê a estímulos que provocam sensações suaves (visual, tátil✋, motor e auditivo).
O contato do bebê com diversos estímulos expostos pelos familiares e/ou cuidador (mordedores de diferentes texturas, cores, tamanhos, volumes; dedeiras; alimentos em pedaços e inclusive o contato com as cerdas das escovas de dente) será fundamental para que o bebê assim não estranhe no momento em que for introduzido em sua rotina a escova de dente e pasta de dente.
O horário do banho é um momento excelente e prazeroso para realizar a higiene bucal do bebê. Os bebês estão mais relaxados e aos poucos vão compreender e associar que é a hora de limpar todas as partes do corpo, inclusive os dentinhos.
✅ Dê o exemplo! Bebês aprendem muito por imitação. Escove os seus dentes e use o fio dental na presença da criança.
Faça com que este momento seja alegre e divertido. Invente historinhas, cante músicas… De forma lúdica, deixe a criaça fazer a sua escovação e depois faça nela. E lembre-se: o bebê é capaz de captar as emoções (neurônios espelho) dos pais e/ ou cuidador.
Apesar disso, saiba que o choro é uma reação natural dos bebês, pois para alguns a manipulação da boca é uma atitude invasiva.
⚠ O importante é não desistir! Esta é uma fase passageira. Render-se ao choro pode favorecer o aparecimento de doenças bucais.
A consulta de orientação com um Odontopediatra ajudará nesse momento sem dúvida alguma!