Selante de Sulcos e Fissuras
24 de fevereiro de 2019Anestesia em Odontopediatria
24 de fevereiro de 2019✨A doença periodontal pode envolver os tecidos de proteção (gengivas) – promovendo a gengivite e tecidos de sustenção (osso alveolar) – a periodontite. .
📊Estudos epidemiológicos indicam que a doença periodontal mais presente em crianças e adolescentes é a gengivite (inflamação da gengiva).
.
👉🏻A presença do biofilme dental (restos de alimentos🍔🍕🍫 + microrganismos👾) devido à falta ou inadequada higiene bucal💦 é o principal agente desencadeante da gengivite. Diante desse quadro, observa-se clinicamente 🔎uma inflamação gengival caracterizada pelo inchaço, vermelhidão, sensibilidade e sangramento ao toque. .
.
📍Quando a gengivite permanece sem tratamento, ela poderá evoluir para uma patologia que envolve perda óssea (periodontite). Nesse caso, quando não tratado os dentes podem perder sua inserção (ficarem moles), com presença de pus e forte mau cheiro. .
.
⚠Apesar das formas graves de doença periodontal serem raras em crianças, existem algumas doenças sistêmicas e síndromes que associadas com medicamentos💊 podem tornar a criança mais vulnerável a essas doenças do periodonto tanto de proteção, como também, de sustentação. .
.
✅Para garantir saúde periodontal, bastam hábitos saudáveis de higiene bucal (fio dental, pasta e escova de dentes), além de visitas periódicas ao 😷Dentista.
.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷