A esfoliação do dente decíduo (de leite) é um processo natural, que ocorre em virtude do desaparecimento (reabsorção fisiológica) das raízes destes dentes por efeito da pressão exercida pelos dentes permanentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝Cientificamente, alguns pesquisadores relatam que ela começa aproximadamente aos 4 anos de idade, logo quando os dentes decíduos estão completamente formados (coroa e raiz).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em alguns casos, onde não existe um dente sucessor permanente para erupcionar (agenesia), o processo de reabsorção acontece na forma de apoptose – morte celular programada, onde as células dentais vão se “desfazendo”.
A mobilidade do dente decíduo é o sinal clínico observado em casos de reabsorção fisiológica, quando a raiz do dente já perdeu mais de dois terços de seu comprimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠ Em situações onde o dente de leite não “cai” sozinho (retenção prolongada), podemos suspeitar da ausência ou da reabsorção incompleta da raiz ou raízes, o que necessita de acompanhamento/avaliação do Odontopediatra . Pois, pode indicar falta de espaço na arcada dentária, ausência do sucessor permanente, presença de dentes supranumerários (a mais), entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Toda criança precisa ser acompanhada por um ODONTOPEDIATRA! ❤️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil
Os casos de infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…
🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…