Flúor na Pasta Dental – uma força extra contra a cárie

Há muita dúvida dos pais quando o assunto é o USO DO FLÚOR. Apoiado nas 📊 evidências científicas atuais, a pasta dental com flúor DEVE ser utilizada como medicamento, prescrito pelo Odontopediatra, a partir do irrompimento do PRIMEIRO dente. A concentração mínima para que ela exerça proteção aos dentes é de 1000 ppm de flúor , sendo a quantidade e frequência de sua utilização, variável de acordo com a idade/peso da criança e sua rotina alimentar.

🔎 Nessa semana, uma marca brasileira de produtos cosméticos divulgou em sua rede social Instagram uma propaganda da pasta dental Baby de 0-3 anos, SEM FLÚOR , inclusive com este dado impresso nas embalagens.

👉🏻 Esta propaganda induz o consumidor leigo, mal orientado ou sem orientações corretas, a acreditar que a recomendação seria essa.

 Porém, a ABOPED – Associação Brasileira de Odontopediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, AAPD – Associação Americana de Odontopediatria e Grupo Odontopediatria Brasil 🇧🇷 RECOMENDAM o USO DO FLÚOR a partir do PRIMEIRO DENTE na prescrição correta, como dito no início do texto.

 Desta forma, a publicação da marca é equivocada e não se baseia nas evidências científicas atuais e nem nas diretrizes de saúde das principais associações que regem a saúde infantil.

Aconselhamos que a orientação deve ser individual para cada paciente, sempre sob orientação do Odontopediatra e nunca baseada em selos ou a partir das indicações contidas nas embalagens comerciais.

#odontopediatriabrasil 

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…