Fusão e Geminação Dental

A geminação e a fusão são anomalias dentárias ou alterações na morfologia (forma) dos dentes, conferindo-lhes uma aparência clínica visual das coroas muito parecidas entre si, com tamanho maior que o normal ou dente “duplo”, porém internamente diferentes. Inclusive por isso o diagnóstico diferencial definitivo é realizado através de uma radiografia  odontológica.

Entendendo melhor o que é cada uma: A geminação ocorre devido a tentativa de um único germe dental (estrutura que dá origem ao dnte e suas estruturas) dividir-se em dois dentes, porém com uma única raiz e um único canal.

A Fusão ao contrário da geminação, dá-se pela união de dois germes dentários, resultando também em um dente grande, porém com duas câmaras pulpares (locais dos nervos) e condutos radiculares independentes. Pela radiografia observa-se como se dois dentes estivessem colados um ao outro.

A fusão pode ser classificada em completa, quando a coroa (parte que vemos na boca) e a raiz se unem e incompleta quando só a coroa ou só a raiz unem-se.

É interessante notar que na fusão, o número de dentes na cavidade bucal pode aparecer em menor quantidade, já que dois germes dentais resultam em um único dente.

Na maioria das vezes a fusão e geminação estão ligadas à dentição decídua (de leite), embora possam manifestar na dentição permanente, acometem principalmente os incisivos e caninos, mas podem aparecer também em dentes posteriores, e ambas são anomalias com tendências hereditárias.

Geralmente não  apresentam problemas funcionais, somente nos casos em que o sulco (canaleta) de união entre os dois dentes apresenta lesão ou lesões de cárie  devido ao acúmulo de placa bacteriana (biofilme).

Por isso é muito importante realizar a higiene meticulosamente destes dentes incluindo o uso do fio dental em alguns casos, e muito bom que o Odontopediatra realize o selamento deste sulco em consultório, evitando assim cárie.

Quando há impacto estético para o paciente, várias são as abordagens de tratamento que podem ser realizadas.

Procure sempre por um Odontopediatra.

 

#odontopediatriabrasil

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…