Beijar filho, sim ou não ?
8 de novembro de 2018Bebê Prematuro
8 de novembro de 2018A saúde bucal é importante em todos os períodos de nossas vidas, mas durante a gestação merece atenção especial!
As alterações hormonais que ocorrem durante esta fase são responsáveis pelo aumento da resposta inflamatória gengival e podem, em maior ou menor grau, predispor ou agravar doenças como gengivite ou doença periodontal.
Gengivite é o nome dado para a inflamação gengival, caracterizada por inchaço, vermelhidão e sangramento ao mínimo esforço, tal como ao passar fio dental e escovar os dentes. Já a Doença Periodontal pode ser considerada como um um estágio mais avançado da gengivite, em que além do sangramento gengival pode haver perda óssea e mobilidade dental.
Estas duas alterações ocorrem quando os agentes causadores (biofilme e tártaro) não são removidos, por isto é importante que a profilaxia(limpeza profissional dos dentes) e prevenção sejam feitas regularmente, conforme a indicação do Cirurgião Dentista.
Nestas doenças encontramos diversas espécies de bactérias, que quando reconhecidas pelo organismo, determinam uma reação de defesa que não se restringe à boca, iniciando então uma relação de risco entre doença periodontal e o período gestacional.
Estes estímulos inflamatórios podem induzir a uma hiperirritabilidade da musculatura uterina, provocando a contração do útero e dilatação cervical, aumentando então o risco de parto prematuro.
A infecção e o processo inflamatório podem causar danos à placenta, restringindo também o crescimento fetal.
Na literatura científica, encontramos relação entre a Doença Periodontal, parto prematuro, recém-nascido de baixo peso e pré-eclâmpsia. Sabemos que muitos estudos ainda são necessários para comprovar esta associação, mas como todos são fatores de grande risco, não podemos negligenciar o atendimento odontológico e a manutenção de uma boa saúde bucal e geral durante a gestação, tanto para o bebê quanto para a futura mamãe.
#odontopediatriabrasil