O ideal é que a criança visite o consultório do Odontopediatra no mínimo duas a três vezes ao ano.
São nestas consultas que o dentista irá fazer todo o checkup da saúde bucal dos pequenos e tratamentos que se fizerem necessários.
Porém é nestes intervalos,entre uma consulta de retorno e outra, que os pais exercem um papel super importante e devem se mostrar atentos a qualquer alteração que exija tratamento antes do período estipulado pelo profissional.
Mas afinal, o que deve ser observado?
1- Gengivas e tecidos moles: cuja cor deve ser rosada, com ausência de feridas, inchaço ou sangramentos. Estes, quando presentes podem ser indicativos de alterações como: gengivite, periodontite, fistulas, aftas e etc.
2- Língua: a parte superior deve ser rugosa e rosada e a parte inferior,mais avermelhada e bastante úmida por causa da saliva. ⚠Mordedura, restauração mal adaptada, aparelhos ortodônticos/ortopédicos, ingestão de líquidos muito quentes e doenças como anemia e câncer bucal podem alterar o aspecto natural.
3- Dentes: estar atento a cor e formato. A limpeza é o principal ponto a ser observado. A presença de placa bacteriana (massinha que gruda nos dentes) pode favorecer o aparecimento de gengivite e lesão de cárie;
Observar o alterações no formato (desgastes e/ou fraturas) que podem estar associados a erosão dental, bulimia, refluxo gastroesofágico, bruxismo e traumatismos.
✔Toda alteração precisa ser avaliada clinicamente por um Odontopediatra, nas consultas de retorno aproveite e tire suas dúvidas!
Os casos de infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…
🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…