Flúor na Pasta Dental – uma força extra contra a cárie
12 de maio de 2019Medos Infantis mais Comuns
12 de maio de 2019✨O termo terapia miofuncional significa prevenir ou tratar alterações nos músculos da face com o objetivo de auxiliar ou garantir as funções orofaciais primordiais, permitindo respirar, ordenhar/sugar, mastigar, deglutir e falar.
Ela é realizada na maioria das vezes pela Fonoaudiologia, e pode ser prescrita com a finalidade 1. preventiva ou como 2. intervenção conjunta ao tratamento ortopédico funcional dos maxilares e/ou ortodôntico.
A intervenção preventiva é indicada em casos de bebês com fissuras labiopalatinas, malformações cranofaciais, prematuros ou com transtornos neurológicos que apresentam dificuldades de sucção (dificuldade na amamentação natural).
Da mesma forma, que os tratamentos ortopédicos/ortodônticos redirecionam e controlam o crescimento ÓSSEO que afetam diretamente a realização das funções orofaciais (respiração, mastigação etc.), a fonoterapia miofuncional auxilia também no restabelecimento destas funções. Uma especialidade auxilia e complementa a outra. .
Sendo assim, o sucesso e estabilidade do tratamento das oclusopatias (alterações dentárias, esqueléticas e/ou musculares) presentes durante a dentição decídua, mista ou permanente, necessitam de uma interação e intercâmbio de informações entre fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, odontopediatras e ortopedistas/
Assim que identificado em crianças, independentemente de sua idade, alterações orofaciais como: deglutição atípica com interposição ou projeção de língua (engole errado); respiração bucal e/ou mista; padrão mastigatório unilateral (mastigam só de um lado) e/ou vertical (abre e fecha) etc., elas devem ser encaminhadas para avaliação com o odontopediatra, ortopedista funcional dos maxilares, ortodontista, fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.
De acordo com a literatura, a função define a forma e forma determina a função. Por isso é fundamental olhar amplo, e não apenas dentes, pois forma e função são determinantes no crescimento e desenvolvimento saudável e equilibrado da face e da criança como um todo.