Uso de Géis Anestésicos

Já conversamos sobre o desconforto associado ao irrompimento dos primeiros dentinhos e a melhor forma de contornar essa situação.

Fato é que, quando presente, o desconforto deixa as crianças irritadiças, e muitas vezes, os pais vão às farmácias em busca de uma solução rápida, eficaz e “milagrosa”.

Já sabemos que esta fase, comum a todas as crianças e com sintomas mais exacerbados em algumas, é fisiológica e que não existe uma solução mágica  capaz de anular tudo que nela se encontra envolvido.

Os géis anestésicos facilmente encontrados nas farmácias,não são e não devem ser utilizados para este fim, mesmo que em sua embalagem existam informações que se destinam a isto. Estes produtos, por não possuírem adesão a mucosa oral, podem e são facilmente deglutidos pelas crianças que podem ser ⚠ asfixiadas pelo efeito anestésico do mesmo quando em contato com as vias aéreas superiores.

Além de asfixia, podem causar reações alérgicas graves, taquicardia e convulsões, podendo levar o bebê a óbito. NÃO devemos fazer nenhum tipo de automedicação, principalmente com os bebês.

Converse com o Odontopediatra, e use somente o que for por ele indicado. Dessa forma, podemos fazer desse período um pouco mais fácil.

#odontopediatriabrasil 🇧🇷

 

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…