Os antibióticos são “substâncias com a capacidade de interagir com microrganismos que causam infecções, matando-os ou inibindo sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia”, ficando fácil compreender que o sistema imunológico de nossos pacientes é o grande responsável pela cura das infecções, sendo atribuído aos antibióticos apenas um papel auxiliar ou complementar.
.
☝Porém, seu uso abusivo, sem indicação precisa, está contribuindo para selecionar e aumentar a população de bactérias resistentes, tornando-se um grande problema global de saúde. .
.
Na clínica odontológica, os antibióticos são empregados de forma profilática ou terapêutica, com o intuito de combater infecções já instaladas e/ou previnir infecções secundárias, quando se faz necessário.
.
♻As doses a serem administradas são calculadas de acordo com o peso da criança e levam em consideração a quantia necessária de antibiótico para cada situação (profilática ou terapêutica), tal como a duração do tratamento.
.
#odontopediatriabrasil
Os casos de infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…
🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…