A onicofagia é o hábito de morder (roer) ou comer as próprias unhas, sendo um dos hábitos orais deletérios mais presentes em crianças.
.
O hábito de roer unhas pode começar a partir dos três ou quatro anos de idade, e quando não removido de forma saudável, ele pode perdurar até a fase adulta.
.
A partir da adolescência, a onicofagia, se ainda estiver presente ou se foi removida à força, pode vir a ser substituída ou até mesmo se associar a outros hábitos deletérios, geralmente orais também, dada a satisfação emocional que o indivíduo sente na boca. Desta forma, morder o lápis ✏️ , a caneta, os lábios e/ou até mesmo o início do uso do cigarro podem estar presentes.
.
‼️Não há uma causa específica para este hábito em questão, embora se saiba que componentes emocionais estejam envolvidos. Pessoas que roem unhas tendem (não é regra) a ser mais ansiosas, inseguras e/ou tensas, e até por isso que roem unhas como uma válvula de escape. .
.
A onicofagia pode provocar alterações na saúde geral e bucal. A boca pode ser a porta de entrada de germes no organismo, inclusive do vírus do herpes, entre outros. ⚠️ Desgaste ou fratura do esmalte dentário, alterações nas arcadas, dores na musculatura facial, deformações das unhas, infecções na boca como aftas podem ser decorrentes desse hábito! .
.
A remoção e o controle do hábito é necessário, e de preferência ainda em tenra idade. O Odontopediatra pode ajudar orientando os pais a manterem as unhas da criança bem cortadas, a ocupar as mãos com atividades lúdicas e a realizar acompanhamento psicológico com profissional especializado .
.
#odontopediatriabrasil
Os casos de infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…
🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…